Produção de um material didático para o ensino de química baseado no modelo da mudança conceitual

Roberto Alves de Sousa Luz, Ecton Elliton Feitoza de Almeida

Resumo


A elaboração de materiais didáticos fundamentada em pressupostos teóricos da pesquisa em ensino de química pode auxiliar professores em sua prática pedagógica em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um material didático baseado no modelo da mudança conceitual e a discussão do seu potencial de aplicação no ensino médio. Identificação das ideias dos estudantes, questionamento de suas concepções iniciais, apresentação de novos conceitos e sua aplicação em outros contextos foram os parâmetros utilizados na produção do material. Discutiu-se a proposta confrontando-a com o que a literatura específica aborda. Assim, foi possível verificar como o material didático tem potencial em auxiliar professores na sua ação pedagógica, tendo a possibilidade de ter em mãos uma proposição que se fundamenta em teorias de aprendizagem, de fácil linguagem e flexível às diferentes situações em sala de aula.


Palavras-chave


Transposição didática; Estratégias de ensino-aprendizagem; Teorias de aprendizagem; Proposta metodológica; Ensino médio

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v14n1.12681

Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr