O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências

Marcelo Borges Rocha

Resumo


Neste  estudo  investigou-se  aspectos  da contribuição  da  divulgação  científica em  situações  de  ensino.  Esta  investigação  foi  realizada  junto  a  professores  de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e  analisou-se  uma  prática  valorizada  pelos  professores procurando  avançar  no entendimento  das  suas  motivações  e  aprender  com  suas  experiências.  A  pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso  didático  de  textos  de  divulgação  e  casos  de  experiências  dos  professores. Os professores  apontaram  que  a  divulgação  científica  é  importante  no  sentido  de contribuir  para  a  formação  do  aluno,  aumentando  seu  vocabulário  e  seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na  medida  em  que  possibilita  a  troca  de  idéias  entre  professor  e  alunos  e,  ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a  utilização  dos  textos  de  divulgação  no  sentido  de  favorecer  a  atualização pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000200005

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr