Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica

Dayane Alves, Nilo Otani

Resumo


Ao se tratar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de EPT. A ferramenta foi elaborada com um software de análise de dados e Business Intelligence (BI), com versão gratuita. O propósito da plataforma além de auxiliar no controle e monitoramento do orçamento, é servir de subsídio para a melhor alocação dos recursos recebidos, fomentar a cultura da transparência, otimizar o tempo das atividades relacionadas à execução orçamentária e servir de modelo para outras instituições. Logo, poderá também servir de inspiração para alunos e professores na criação de novos recursos tecnológicos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. No artigo, além do desenvolvimento da plataforma é evidenciado sua apresentação, aplicação e a validação por um grupo de técnicos-administrativos e docentes da instituição de ensino do estudo de caso.


Palavras-chave


Orçamento Público; Controle e Monitoramento; Plataforma Orçamentária

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DOI: 10.3895/rbect.v14n1.12617

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