Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning

Renan Amorim Silva, Flávia Cristina Gomes Catunda Vasconcelos

Resumo


Em consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem.

Palavras-chave


Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação

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DOI: 10.3895/rbect.v14n1.11543

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