Histórico do periódico

Em 2008, um grupo de professores do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) criou a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia(RBECT), cuja missão "é divulgar no meio acadêmico as pesquisas (práticas ou teóricas) que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas".

A RBECT tem como foco principal a divulgação de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas, abrangendo as seguintes áreas: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Ensino de Química; Ensino de Física; Ensino de Matemática; Ensino nas Engenharias; e Tecnologias no Ensino.Com circulação quadrimestral ininterrupta desde 2008, a RBECT tem publicado trabalhos de um número significativo de programas da área. No escopo da revista podemos encontrar autores/pesquisadores/pareceristas nacionais de todas as regiões do Brasil, muitos representando os inúmeros programas de pós-graduação e, internacionais com destaque para pesquisadores da França, Espanha, México e Portugal, os quais, durante este tempo de existênciada Revista, têm nela confiado, privilegiando com seus trabalhos e, em outras ocasiões, participando na avaliação de artigos a essa revista submetidos.

Grandes foram as conquistas do periódico, avaliado pela CAPES, em 2010, com estrato Qualis B4, passando no ano seguinte a B2 e, na avaliação de 2016, com estrato Qualis A2. Desde sua primeira edição, RBECT conseguiu ter seus artigos identificados com códigos DOI (Digital Object Identifier).

Durante todo esse tempo, objetivou-se melhorar e dar visibilidade à revista a fim de divulgar as pesquisas nela publicadas. Sendo assim, a RBECT incluiu em suas diretrizes a necessidade dos artigos aceitos para publicação, a partir do primeiro número de 2021, serem também enviados na versão em inglês. Isso visa dar visibilidade à Revista no meio internacional, bem como aos indexadores, nos quais se encontra inserida.

Dando continuidade ao processo de melhorias, a revista passa a receber, a partir de 1 de abril de 2022,  artigos científicos em fluxo contínuo. Nesta perspectiva, os manuscritos são publicados imediatamente à sua aprovação, proporcionando maior dinamicidade ao processo. Seguindo o movimento apresentado por outros periódicos científicos, e incentivado por bases de dados como a SciELO (Scientific Electronic Library Online).



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