‘Evotrunfo’: uma estratégia didática alternativa para o ensino de evolução humana

Renato Andreão Cora, Carlos Roberto Pires Campos, Ediane dos Santos Paganini Covre, Emanuel de Souza Nardoto

Resumo


Para responder ao desafio do ensino de evolução humana no Ensino Fundamental II e desconstruir o senso comum que permeia a visão popular sobre o tema, essa pesquisa buscou desenvolver uma alternativa pedagógica. O jogo “EvoTrunfo” foi criado para contribuir para o ensino de evolução humana por meio de uma estratégia didática lúdica envolvendo atividades em grupos. Como uma pesquisa de viés qualitativo, buscou a contribuição dos pares na disciplina de Evolução Humana no Mestrado em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) por meio de um questionário aplicado. O resultado posterior, em sala de aula, expõe que é possível identificar os conteúdos e conceitos utilizados no produto educacional e que o mesmo facilita o processo de ensino-aprendizagem. 


Palavras-chave


Pedagogia alternativa; Ludicidade; Atividades em grupos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v3n2.8863

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr