Paradigmas sociotécnicos da educação e sua relação com o incremento tecnológico

Julio Cezar Bernardelli, Maria Sara de Lima Dias

Resumo


Objetivou-se analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Os paradigmas mudam conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias, consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. O aprendizado não parou e a educação formal se desenvolveu com o intuito de transmitir os conhecimentos adquiridos às novas gerações, mas com a evolução da sociedade capitalista a educação formal começou a ser direcionada para atender as classes abastadas que se formaram pela exploração da mão de obra e por demais necessidades de reprodução do sistema capitalista que despontava em grandes fábricas e na produção em massa. Novos paradigmas surgiram, ou foram criados, para atender essa estrutura social na qual a relação educação/trabalho é permeada pelo desenvolvimento tecnológico.


Palavras-chave


Educação; Trabalho; Paradigma; Tecnologia.

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DOI: 10.3895/etr.v3n2.8796

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