O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã?
Resumo
Este artigo apresenta um panorama do ensino de inglês na escola básica pública brasileira por meio da sua estrutura e do histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil através dos documentos oficiais que incidiram – e ainda incidem – sobre o sistema educacional brasileiro, do contexto das escolas e do perfil dos professores de inglês. O olhar para a estrutura e o percurso histórico revelam a perda gradativa da importância do ensino de línguas estrangeiras na educação básica brasileira, bem como o estabelecimento de um sistema descentralizado, no qual há pouca regulamentação e consequente dificuldade para verificação e acompanhamento da qualidade do ensino. Com respeito às escolas públicas, destaca-se a vulnerabilidade social a que estão expostas, gerando um sentimento de irrelevância com relação à disciplina de inglês e de desvalorização do trabalho do professor. E quanto ao professor, salienta-se a necessidade de políticas permanentes de formação que atendam efetivamente as demandas dos professores das diferentes regiões brasileiras. Assim, tendo em mente a crescente demanda de internacionalização e inserção social, o ontem do ensino de inglês na educação básica pública brasileira tende a comprometer seriamente o amanhã dos jovens brasileiros caso os desafios suscitados por esse panorama não sejam enfrentados.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v1n2.7500
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