Formação continuada semipresencial para o uso pedagógico do laptop educacional para o ensino de ciências: perfil dos professores participantes

Dirce Cristiane Camilotti, Shirley Takeco Gobara

Resumo


O presente trabalho apresenta o perfil dos professores das séries iniciais e educação infantil de uma escola pública brasileira que aceitaram participar de uma pesquisa-formação com o objetivo geral de investigar o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada semipresencial para o uso pedagógico do laptop educacional com ênfase no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade ação educacional, cujos resultados, da etapa diagnóstica, evidenciaram que os professores têm dificuldades e limitações para usar o laptop educacional devido às suas práticas tradicional e instrucionista e também pela falta de uma formação inicial adequada em  conhecimentos científicos. As análises apontam, também, a necessidade de se desenvolver atividades formativas com proposições de práticas inovadoras, contextualizadas e reflexivas que levem os professores à tomada de consciência de suas limitações, bem como a necessidade de atualização dos conteúdos específicos, pedagógicos e tecnológicos, aliados aos conhecimentos teóricos e metodológicas para o ensino de ciências.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Formação Continuada; Tecnologias Educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v1n2.7436

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr