A propaganda multimodal como ferramenta para o ensino: a categorização inter-olfato-sensorial
Resumo
Este artigo constitui parte integrante de uma dissertação de mestrado elaborada no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da Universidade Norte do Paraná/UNOPAR. Tem como objetivo levantar o conjunto de signos que uma campanha interativa, olfativa e sensitiva traz na percepção de alunos do curso de publicidade e propaganda de uma determinada instituição de ensino superior de Arapongas/PR. Tais pressupostos nos permitiram mapear quais os signos presentes nas propagandas pesquisadas, criar um mapa de propaganda multimodal inter-olfato-sensorial e propor um plano de trabalho docente para os cursos de Publicidade e Propaganda. A análise das enunciações dos sujeitos, através de pesquisa descritivo-analítica e de campo, revelou a existência de diferentes percepções sobre os signos presentes na multimodalidade, vindo ao encontro das pesquisas de Rojo (2009) e Santaella (2005), e possibilitando o levantamento de novos olhares sobre o trabalho com a propaganda na sala de aula.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v1n1.6087
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