O papel das crenças de autoeficácia na formação de professores de física do ensino médio

Marcelo Alves Barros, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar alguns fatores que influenciam o desenvolvimento profissional de professores de Física, em particular, aqueles relacionados aos aspectos das suas crenças pessoais sobre ensino e aprendizagem. Utilizamos como referencial teórico um constructo baseado na Teoria Social Cognitiva (Bandura, 2005), denominado crenças de auto-eficácia. O desenvolvimento das pesquisas sobre auto-eficácia tem chamado a atenção para a necessidade de realização de investigações com o objetivo de compreender como os professores percebem a influência destas crenças em suas realizações acadêmicas, escolhas, esforço, persistência, perseverança e resiliência. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, e os dados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada realizada tanto com um professor de Física de uma escola pública do município de São Carlos/SP como um acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos. Os resultados encontrados permitem compreender em que medida as percepções e crenças pessoais de sucessos e fracassos destes sujeitos determinam o grau de esforço que investem nas atividades de ensino. Com as reflexões aqui produzidas argumentamos que o constructo das crenças de auto-eficácia se concilia de forma consistente com os estudos contemporâneos que consideram a relevância da subjetividade dentro da sala de aula.


Palavras-chave


Crenças; Ensino; Teoria Social Cognitiva; Desenvolvimento Profissional

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DOI: 10.3895/etr.v1n1.5891

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