O papel das crenças de autoeficácia na formação de professores de física do ensino médio
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar alguns fatores que influenciam o desenvolvimento profissional de professores de Física, em particular, aqueles relacionados aos aspectos das suas crenças pessoais sobre ensino e aprendizagem. Utilizamos como referencial teórico um constructo baseado na Teoria Social Cognitiva (Bandura, 2005), denominado crenças de auto-eficácia. O desenvolvimento das pesquisas sobre auto-eficácia tem chamado a atenção para a necessidade de realização de investigações com o objetivo de compreender como os professores percebem a influência destas crenças em suas realizações acadêmicas, escolhas, esforço, persistência, perseverança e resiliência. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, e os dados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada realizada tanto com um professor de Física de uma escola pública do município de São Carlos/SP como um acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos. Os resultados encontrados permitem compreender em que medida as percepções e crenças pessoais de sucessos e fracassos destes sujeitos determinam o grau de esforço que investem nas atividades de ensino. Com as reflexões aqui produzidas argumentamos que o constructo das crenças de auto-eficácia se concilia de forma consistente com os estudos contemporâneos que consideram a relevância da subjetividade dentro da sala de aula.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v1n1.5891
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