A percepção de professores em formação sobre a ciência e o cientista em um curso de Pedagogia

Vicência Siriaco de Souza Neves, Eliane Cerdas

Resumo


No âmbito da área de pesquisa em ensino de ciências tem se destacado a importância de aprender ciência e sobre ciência, ou seja, sobre a natureza desse domínio de conhecimento que se constituiu em linguagem fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna. Nesse trabalho, de cunho qualitativo, utilizou-se de procedimento metodológico múltiplo-instrumental, com a finalidade de analisar a visão de ciência e de cientistas de acadêmicos do primeiro ano do curso de Pedagogia de uma unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O primeiro procedimento metodológico utilizado tratou-se de um questionário com questões abertas a respeito da atividade científica. O segundo procedimento baseou-se no Draw-a-Scientist-Test, ferramenta que tem sido utilizada em diversos estudos para revelar imagens acerca do cientista. As análises mostraram que, em sua maioria, os acadêmicos concebem a ciência e o cientista a partir da visão eurocêntrica: macho, branco; e ainda, que seu trabalho envolve indicações de perigo, presença de lâmpadas, estereótipos míticos (louco, enlouquecido), indicações de sigilo, natureza rústica. Os dados sugerem forte relação da epidemia da Covid-19 com a compreensão desses acadêmicos acerca da ciência. Concluímos que, embora existam avanços, a Educação Básica tem sido insuficiente para dar uma visão adequada de como a ciência é produzida em nossa sociedade.


Palavras-chave


Natureza da Ciência; Formação inicial; Draw-a-Scientist-Test (DAST)

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DOI: 10.3895/etr.v8n1.18940

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