Educação Ambiental e a fundamentação teórica em Paulo Freire: um diálogo a partir das atas do Enpec
Resumo
Abordar a Educação Ambiental (EA) na contemporaneidade sob uma perspectiva progressista é de extrema importância, uma vez que o atual modelo político e econômico tem conduzido ao contínuo declínio do meio ambiente, às injustiças climáticas e sociais. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa foi identificar e mapear a existência de artigos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC – com foco na temática da EA, fundamentados na teoria do conhecimento de Paulo Freire, a fim de compreender como as pesquisas em EA no evento têm estabelecido esta relação. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Identificação de artigos sobre a temática de EA. 2. Leitura dos artigos de EA para verificar a utilização da teoria do conhecimento de Paulo Freire como embasamento teórico. De acordo com os resultados da pesquisa, constatamos, através das atas do ENPEC disponíveis no site do evento, um total de 11.757 trabalhos, dos quais 432 artigos mencionaram o termo EA. Desses 432 trabalhos, 56 pesquisas abordaram algumas ideias de Paulo Freire. Dos 56 artigos identificados, apenas 12 tinham a teoria do conhecimento de Paulo Freire como base teórica. Destes 12 artigos, dois estavam relacionados ao ambiente informal e 10 artigos abordavam ambientes formais. Concluímos que a teoria do conhecimento de Paulo Freire tem sido pouco explorada nas pesquisas envolvendo a temática da EA e que essa abordagem representa uma possibilidade a ser considerada, uma vez que Paulo Freire contempla as discussões contemporâneas para repensar novas intervenções pedagógicas na prática da EA.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Paulo Freire; Enpec.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18929
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.