Evolução da epistemologia prática de professores debutantes no contexto de um dispositivo de formação por simulação em ciências

Claudia Roberta Küll, Ludovic Morge, Corinne Marlot

Resumo


As dificuldades dos professores em gerenciar as hipóteses dos estudantes no contexto do processo de investigação científica na sala de aula de ciências são expressas principalmente durante as fases de negociação. O objetivo desta pesquisa é descobrir possíveis mudanças na epistemologia prática de professores debutantes a partir de um dispositivo de formação por simulação. Esse projeto de pesquisa de doutorado, realizado no âmbito de uma coorientação Franco-Suíça, baseia-se em uma formação destinada a professores debutantes que visa à aquisição de habilidades relacionadas ao gerenciamento de hipóteses de estudantes do ensino fundamental, sobre o tema da circulação sanguínea. As respostas de um professor debutante recolhidas antes e depois da implementação do dispositivo de formação por simulação foram comparadas com base em quatro indicadores: facetas do conhecimento, foco da pergunta inicial, tarefas epistêmicas e os seis domínios da cognição. Os resultados nos permitiram ver uma tendência evolutiva destes indicadores. A partir de alguns elementos de epistemologia prática descobertos neste estudo, nós colocamos algumas conjecturas sobre o sistema de representação do ensino de ciências para o professor debutante estudado.

Palavras-chave


Didática de ciências; Formação continuada de professores; Dispositivo de formação por simulação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n1.18922

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr