Suporte em atividades de modelagem matemática: olhar sobre um plano de resolução

Lourdes Maria Werle de Almeida, Rosangela Maria Kowalek, Flavio Lima de Souza

Resumo


O artigo tem como objetivo discutir implicações do uso de um plano de resolução para as ações dos estudantes em atividades de modelagem matemática. A base teórica dirige-se à investigação das demandas cognitivas reconhecidas na literatura relativamente à inclusão de atividades de modelagem nas aulas. Particularmente, considera-se propostas sugerindo que oferecer algum suporte aos estudantes é uma estratégia com boas repercussões sobre a sua performance em atividades de modelagem, caracterizando neste âmbito suportes que atuam como andaimes para os estudantes. De modo particular, o andaime a que o artigo se dedica é reconhecido como plano de resolução o qual sugere procedimentos concernentes à organização, elaboração, resolução e explicação de resultados em atividades de modelagem matemática. Uma pesquisa empírica com estudantes de um curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio é realizada. A análise, alinhada com uma pesquisa qualitativa e interpretativa, permite concluir que decorrem do uso do plano quatro implicações para as ações dos estudantes: proporciona meios de lidar com um problema aberto; promove análise de respostas parciais durante a resolução, dá suporte à formalização da linguagem matemática e orienta um processo de generalização.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Andaimes; Plano de resolução.

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DOI: 10.3895/etr.v8n2.18447

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