Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula

Kátia da Costa Leite, Maria Carolina Machado Magnus, Everaldo Silveira

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais os sentidos atribuídos na articulação dessas duas perspectivas. A investigação se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciam que os docentes concebem de modos diferentes a Modelagem Matemática no âmbito das salas de aula na Educação do Campo: (1) um meio de conduzir ou realizar o ensino; (2) uma metodologia benéfica ao ensino e aprendizagem em escolas do Campo; e (3) uma forma distinta de conceber a Matemática na Educação do Campo. Além disso, foi possível perceber que, quando alinhadas com referenciais de perspectivas críticas, a Modelagem é concebida pelos docentes não apenas como uma metodologia ou uma possibilidade à Educação do Campo, mas sim como “um caminho para a leitura do mundo com a matemática” e uma forma de promover a emancipação dos educandos. Com base nisso, concluímos que para que a prática pedagógica valorize a cultura campesina e favoreça a formação emancipatória prevista na Educação do Campo, é importante que as atividades de Modelagem sejam na/da Educação do Campo e estejam vinculadas a perspectivas críticas, pois concebidas dessa forma, revelam maiores conexões e aproximações com os princípios pedagógicos da Educação do Campo e ensejam a participação crítica dos estudantes na sociedade. 


Palavras-chave


Educação do Campo; Modelagem Matemática; Emancipação humana.

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DOI: 10.3895/etr.v8n2.18431

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