Abordagem temática em oficinas e o estudo dos gases dissolvidos em água
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo reconhecer as potencialidades de uma oficina temática aplicada para alunos do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado do Paraná. Sua fundamentação ancorou-se nos pressupostos teóricos sobre a abordagem temática a partir de referenciais teóricos do ensino de ciências. O conjunto de atividades que compõem a oficina constituiu-se como material empírico, considerando que, por meio de sua análise, pode-se identificar concepções dos alunos sobre o tema e conceitos químicos abordados. Evidenciamos que na organização do conhecimento, os alunos mobilizaram conhecimentos químicos e biológicos ao considerarem a presença de gases em ambientes aquáticos, especificamente neste caso, o oxigênio e gás carbônico e os processos de respiração peixes e a fotossíntese das plantas aquáticas. Além de reconhecerem alguns fatores que influenciam a dissolução desses gases, seja pela influência da temperatura, agitação ou pH da água.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16831
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.