Literatura e Ciências: Construindo conexões para o desenvolvimento da alfabetização científica

Salete da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Shalimar Calegari Zanatta

Resumo


Considerando as questões ainda emergentes, envolvendo as dificuldades para a formação de leitores, bem como, para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos alunos, esta pesquisa tem como objeto de investigação o Acervo 2013, do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), direcionado aos alunos do Ensino Médio, tendo como objetivo geral averiguar a potencialidade destes livros para o trabalho articulado entre Literatura e Ciências, na perspectiva da AC. Este trabalho é de natureza qualitativa, com finalidade exploratória, fazendo uso da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. Para a análise dos dados, utilizamos o método indutivo e como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi (2005). Como resultado, a Abordagem CTS se constituiu como um pilar que inter-relacionou oito obras literárias, que foram identificadas como elementos catalisadores das áreas de Literatura e Ciências.

Palavras-chave


Literatura e Ciências; PNBE 2013; Alfabetização Científica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v6n2.16199

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr