Proposta de um jogo educativo para o aprendizado da língua inglesa

Lucas Meireles Cortinhas, Caio Carvalho Moreira

Resumo


O Brasil passa por uma dificuldade grande quando se trata de democratizar o ensino da língua inglesa, existem vários problemas que vão desde a formação dos professores a estrutura das escolas, mas trazer uma forma de ensino que prenda a atenção dos alunos além de aprimorar as habilidades também é um grande desafio, com isso este artigo aponta os jogos como uma alternativa interessante quando se trata de aprendizado de uma nova língua, pois possuem interação, e o jogador ainda expande seu vocabulário, entre outros benefícios. Logo, este artigo tem como objetivo propor um jogo digital, produzido na plataforma Unity3D, se utilizando da biblioteca Windows.Speech, contando com quatro missões, sendo uma com interação por reconhecimento de voz, para auxiliar o aprendizado da língua inglesa. O desenvolvimento do jogo mostrou-se bastante satisfatório, com a presença de diálogos do cotidiano, interações e uma forte presença do teor lúdico, trazendo uma imersão maior na história do jogo fazendo que o aluno tenha maior empenho no cumprimento dos exercícios do jogo, atingindo assim as expectativas iniciais para o projeto, que se tratava de uma ferramenta de auxílio para professor e podendo ter futuras expansões para abranger ainda mais assuntos dentro da aprendizagem da língua inglesa.


Palavras-chave


Jogo Educativo; Inglês; Unity3D; Persona; JRPG.

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DOI: 10.3895/etr.v6n2.16113

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