O impacto do ensino remoto emergencial e da utilização de tecnologias digitais na formação discente sob o olhar dos alunos do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior

Emmily dos Santos Vieira, Mayara Cristina Martins Ribeiro, Renata de Souza França

Resumo


A tecnologia se consagrou como uma ferramenta essencial de interação e compartilhamento de informações durante o período pandêmico, aproximando pessoas e reduzindo a distância entre ignorância e conhecimento. Seguindo as determinações da Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, da Nº 544, de 16 de junho de 2020 e da Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020 do Ministério da Educação, a Instituição de Ensino Superior (IES) estudada, adotou o Ensino Remoto Emergencial. Nesse entendimento, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto na formação de discentes do curso de Pedagogia de uma IES na região metropolitana de Belo Horizonte, causado pelo Ensino Remoto Emergencial e o uso da tecnologia durante período pandêmico. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e exploratória e a coleta de dados ocorreu por meio um questionário semiestruturado. O público alvo foi graduandos do curso de Licenciatura de Pedagogia. Após análise dos dados, chegou-se à conclusão de que o Ensino Remoto Emergencial afetou a aprendizagem, devido às dificuldades encontradas pelos discentes em lidar com as ferramentas tecnológicas e com o excesso de conteúdo a serem desenvolvidos exclusivamente pelos meios digitais e causou impacto considerável na realização do estágio curricular obrigatório, por ter limitado o acesso à interação, às   práticas   de   intervenção   pedagógica   e   o   contato   físico,   elementos extremamente importantes no cenário educativo. 


Palavras-chave


Tecnologia digital; Ensino Remoto; Emergencial; Pedagogia; Covid19

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DOI: 10.3895/etr.v6n2.15179

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