Mandala ecológica: análise da concepção sistêmica de meio ambiente por um grupo de alunos
Resumo
Neste artigo, investigamos ideias que se encontram ao pensar sobre meio ambiente de forma sistêmica e dialógica para a sustentabilidade. Para tanto, o presente trabalho propõe uma ferramenta didática, a mandala ecológica, para identificar as concepções que alguns alunos do Ensino Fundamental têm sobre o meio ambiente. Para constituição dos dados, um grupo de 104 estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Noroeste Rio-grandense foi convidado a responder questionamentos relacionados à definição de meio ambiente e sua composição na forma de desenho em espaço delimitado. Para análise das mandalas ecológicas buscou-se identificar as relações existentes entre os diferentes elementos, a concepção sistêmica de meio ambiente (natural, antrópica e/ou mista) que definiu as situações observadas, e a representação de meio ambiente como natureza, território e/ou problema. Além disso, os dados foram submetidos à análise estatística para estabelecer correlações entre as variáveis (idade, sexo, forma de organização, concepção sistêmica e representação de meio ambiente), para verificar o valor de dispersão entre as variáveis e ponderar o grau de associação existente entre as mesmas.Com os resultados obtidos, constatou-se que a maioria dos estudantes compreendeu a proposta de elaboração de desenhos conforme o padrão de mandala; empregou elementos diversificados, principalmente, os que remetem às questões naturais. Da mesma forma, apresentou uma concepção sistêmica predominantemente mista, e a representação de meio como natureza. Foi possível observar que o gênero (feminino e/ou masculino) não influenciou em nenhuma das respostas. Já a idade dos participantes mostrou correspondência significativa para a determinação da concepção sistêmica de meio ambiente. As mandalas ecológicas podem representar uma abordagem didática para a educação ambiental, aliando a realidade social à dimensão ecológica. Essa estratégia de avaliação do perfil ambiental pode auxiliar na construção de cidadãos comprometidos, de forma individual e coletiva, pois permite conhecer as fragilidades para, então, atuar no sentido de saná-las.
Palavras-chave
Ferramenta didática. Educação ambiental. Educação sustentável.
DOI: 10.3895/actio.v5n1.9573
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