O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.
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PDFDOI: 10.3895/actio.v2n3.6994
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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923