Material didático como estratégia de ensino e de aprendizagem das ligações químicas

Gean Aparecido Zapateiro, Márcia Camilo Figueiredo, Ariane Carolina Ferreira Beltrame, Alessandra Stevanato

Resumo


O objetivo desse trabalho foi construir e aplicar um jogo didático denominado Jogo das Ligações Químicas para investigar concepções sobre a sua utilização no ensino e constatar se o jogo contribui para a aprendizagem de novos saberes da disciplina de Química. Participaram da pesquisa qualitativa dezenove acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, aplicação do jogo e um questionário final. A organização e análise dos resultados foram realizados de acordo com análise de conteúdo de Bardin (2011). Os participantes revelaram que, o jogo, além de ter uma função educativa, também pode contribuir para a formação cidadã do aluno, porque aborda conceitos de ligações químicas relacionados às características e funções dos elementos presentes em substâncias químicas tanto no organismo como na utilização e aplicação no dia-a-dia. O jogo das Ligações Químicas poderá auxiliar o professor durante os processos de ensino e de aprendizagem do referido conteúdo.

Palavras-chave


Jogo Didático. Ensino de Química. Aprendizagem. Formação cidadã. Ligações Químicas

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n2.6862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr