Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
Resumo
O presente trabalho analisa as abordagens comunicativas a fim de desenvolvermos uma autorreflexão docente. As abordagens ocorreram por meio de uma atividade realizada pelo grupo PIBID, utilizando como metodologia as análises discursivas de Mortimer e Scott (2002), para verificar como ocorrem as interações entre estudantes e futuros professores de química. Para tal análise, realizamos leitura e discussão de um texto: “Identificação Genômica: o DNA Forense” como forma de contextualizar a química forense em uma sequência didática. Essa atividade serviu como base para o entendimento das análises discursivas existentes na interação entre estudantes de Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública do Estado do Paraná e acadêmicos do subprojeto PIBID, os quais denominamos como pibidianos. As discussões foram gravadas com gravadores de áudio e depois transcritas para análise. Os métodos apresentados nas análises discursivas nos conduzem a uma autorreflexão da prática docente na interação de futuros professores de Química com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Toledo/PR. Como a atividade foi desenvolvida pelo grupo de acadêmicos do PIBID, um dos principais focos do projeto consistiu em permitir aos pibidianos vivências sobre práticas pedagógicas em sala de aula. Com isso, esta atividade permitiu a esses acadêmicos, por meio das abordagens comunicativas de Mortimer e Scott (2002), identificar os posicionamentos pedagógicos na discussão de um texto, a fim de analisar suas ações no decorrer da atividade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/actio.v2n3.6815
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923