Contribuições da educação não formal para educação formal: um estudo de visitas de alunos da educação básica ao departamento de química da UFPR

Lucelena Fernanda Ferreira dos Santos, Letícia Leonardi Pedrosa, Joanez Aparecida Aires

Resumo


O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar as implicações e contribuições de visitas escolares ao Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com os alunos bolsistas e Tutoras do Programa de Educação Tutorial (PET-Química), provedores da atividade "Visita Orientada ao Departamento de Química na UFPR", uma professora regente de Química e três alunos do colégio visitante, além da aplicação de questionários para os demais alunos participantes da atividade. Os resultados apontam que as visitas motivam os participantes na compreensão de determinados conceitos da disciplina de química, facilitando o processo de assimilação do conteúdo através da relação teoria/prática. Um ponto importante foi a visita aos laboratórios de pesquisa do Departamento, onde os alunos ficaram deslumbrados com as pesquisas elaboradas dentro da universidade e sua relação com as aplicações no cotidiano, indo ao encontro da apropriação do conhecimento científico e inclusão social, citado por Marandino (2005, 2008). Por fim, esta pesquisa impulsionou a criação de um grupo de estudo no PET-Química/UFPR sobre educação não formal com o objetivo de melhoria das atividades desenvolvidas sobre o tema.

Palavras-chave


Educação em química; Educação não formal; Programa de educação tutorial

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr