Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
Resumo
O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/actio.v2n3.6803
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923