Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química

Jeferson Ferreti Ribas, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Luana Pires Vida Leal, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e agrupadas em 4 categorias. Por meio das categorias obtidas, constatamos que a maioria dos participantes não conseguiu explicar corretamente o conceito de uma solução saturada, insaturada ou supersaturada e, em consequência disso, apresentaram dificuldades para representá-las. Além disso, verificamos que os estudantes representaram os diferentes tipos de soluções por meio de conceitos macroscópicos sem considerar as interações entre soluto e solvente. No que diz respeito ao entendimento sobre o conteúdo investigado, ficou notável que os licenciandos não possuem o léxico específico para explicar o conceito de forma adequada.

Palavras-chave


Licenciandos; Química; Soluções; Ensino de química; Representações

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n2.6795

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr