Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa

Olga Maria Schimidt Ritter, Marcia Borin da Cunha, Enio de Lorena Stanzani

Resumo


A Tabela Periódica é uma ferramenta da ciência Química e seu conhecimento é parte importante para o ensino de Ciências, pois seu estudo e compreensão são considerados como fundamentais para entender vários conteúdos relacionados à Química. De modo geral, nas escolas, o conteúdo da Tabela Periódica é desenvolvido sem que haja uma reflexão maior sobre os fundamentos que a constituem, como a relação entre as propriedades dos elementos químicos e sua organização em forma de quadro. Neste artigo trazemos inicialmente, a confecção de uma Tabela Periódica com aproveitamento de material considerado descartável, e posteriormente, ser apresentada a análise de uma intervenção didática realizada com uma turma de ensino fundamental. A atividade aconteceu por meio de uma oficina do Projeto COMQUÍMICA das Crianças, a qual foi desenvolvida em dois momentos: inicialmente os estudantes procederam à organização de figuras geométricas, classificando-as de acordo com critérios escolhidos pelas crianças e, na sequência, trabalharam a organização da Tabela Periódica interativa, tendo em vista as propriedades dos elementos. Como resultado, pôde ser apontado que os estudantes, apesar de já terem estudado a Tabela Periódica, apresentaram visão ingênua sobre a organização e as propriedades dos elementos químicos e, nesse sentido, propostas como a aqui apresentada podem melhorar o ensino do conteúdo “Tabela Periódica”, pois compreender critérios de classificação nos parece fundamental para entender os princípios que embasam a classificação periódica dos elementos.

Palavras-chave


Material didático; Ensino de Química; Atividade didática.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr