Subsídios histórico-filosóficos para o ensino do modelo atômico de Dalton

Marcos Antônio Gatto, José Bento Suart Júnior, Enio de Lorena Stanzani

Resumo


O objetivo desse trabalho é buscar na história e filosofia da ciência subsídios para o ensino do modelo atômico de Dalton, com intuito de contribuir para a mudança do atual cenário de ensino, encarado como abstrato pela maioria dos alunos. Utilizando a historiografia da ciência os principais aspectos históricos relativos à constituição do modelo atômico de Dalton foram levantados, apontando assim os principais conceitos que devem ser trabalhados por meio de uma abordagem histórica para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais próximo e significativo para o estudante. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de discussão de aspectos históricos e conceituais anteriores às proposições de Dalton, assim como a discussão de experimentos ligados ao estudo dos gases que levaram o cientista à proposição de uma perspectiva quantitativa para a constituição atômica da matéria. Para além da importância de Dalton como propositor de uma perspectiva quantitativa, conclui-se a necessidade de transformá-lo em um personagem constituinte de uma longa história de conceitos sobre a matéria, do qual o próprio foi herdeiro e defensor.

Palavras-chave


Ensino de Química; O modelo atômico de Dalton; História da Ciência.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6779

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr