Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
Pamela Franco Marani, Thais Andressa Lopes de Oliveira, Marilde Beatriz Zorzi Sá
Resumo
Identificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química.
Palavras-chave
Concepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; Temperatura
DOI:
10.3895/actio.v2n1.6777
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923