Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Alisson Henrique Silva, Renata Silva Trintin
Resumo
A pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum.
Palavras-chave
Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
10.3895/actio.v2n1.6776
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923