Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências

Paulo Vitor Teodoro Souza, Paulo Salles, Ricardo Gauche

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores.  Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais.

Palavras-chave


Material de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6750

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr