Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
Nicole Glock Maceno, Gabriela Venturi, Cláudia Honara
Resumo
Este trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudante
Palavras-chave
Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; Conceitos
DOI:
10.3895/actio.v2n1.6733
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923