Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química

Andriele Coraiola de Souza, Fabiele Cristiane Dias Broietti

Resumo


Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar o que discutem pesquisadores e educadores a respeito dessa temática, buscando compreende-la e caracterizá-la, de modo a responder o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito da Avaliação em Química? Visando cumprir os objetivos propostos, como metodologia de análise e coleta dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo assumindo categorias a priori. Para a sistematização das informações foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos. Como resultados foram identificados 19 artigos que abordam sobre o tema e estes foram classificados em 4 categorias (Uso de instrumentos avaliativos, Análise de questões e/ou programas de avaliação, Avaliação e a formação de professores, Levantamento bibliográfico) com os quais foi possível caracterizar, de modo amplo, o campo Avaliação no Ensino de Química.  Por meio da análise, identificou-se que a maioria dos trabalhos tinha como objetivo investigar o uso de instrumentos avaliativos e analisar questões e/ou programas de avaliação. Poucos trabalhos apresentaram como foco de estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre as experiências de avalição. Neste estudo foi possível evidenciar que a temática ainda é recente nas pesquisas em Ensino de Química, por outro lado, têm ganhado espaço ao longo do tempo.

Palavras-chave


Avaliação; Ensino de Química; Anais ENPEC.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6730

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr