Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades

João Manoel da Silva Malheiro

Resumo


Neste artigo propomos uma revisão das diversas vertentes teóricas que avaliam as possibilidades e os limites da utilização do Trabalho Experimental/Laboratorial nas aulas de Ciências. Procura-se evidenciar as discussões epistemológicas postuladas por vários pesquisadores ao classificar os procedimentos experimentais, demarcando pontos de divergência/convergência entre trabalho prático, laboratorial e experimental. Por fim, apontamos indicativos baseados nas ações realizadas em um Clube de Ciências, os quais demonstram que quando o trabalho experimental é desenvolvido pelos estudantes, utilizando um experimento investigativo para a resolução de um problema real proposto pelo professor, as possibilidades dos estudantes participarem da atividade, chegando ao conhecimento científico almejado, se ampliam consideravelmente.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v1n1.4796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr