Alfabetização científica no museu de ciências naturais da UEPG: reflexões e transformações nas trajetórias acadêmicas
Resumo
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná BrasilA alfabetização científica suscita a compreensão do papel da ciência na sociedade, o que a torna essencial para o desenvolvimento de uma cidadania crítica. Este estudo investigou as contribuições dos projetos de extensão “Geodiversidade na Educação” e “Museu de Ciências Naturais da UEPG” para a formação de alunos de diversos cursos de graduação, com foco na alfabetização científica promovida pelas ações dos projetos. A pesquisa foi guiada pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório, e realizada em ambiente de educação não formal, com ênfase na interação dos participantes com acervos de geodiversidade e biodiversidade, na atuação em processos de mediação e em atividades de divulgação na área de ciências naturais. O objetivo foi analisar como a atuação nos projetos contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização científica dos participantes, com base nos Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica. Para gerar as informações e proceder às análises, foram utilizadas as diretrizes fornecidas pela metodologia de Análise de Conteúdo, partindo de dados gerados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados apontaram ganhos na compreensão de conceitos científicos ligados às ciências naturais no desenvolvimento da reflexão crítica e no reconhecimento da importância da ciência para a sociedade e o meio ambiente. Outro aspecto a ser destacado é a maior conscientização sobre o papel da ciência na resolução de questões sociais e ambientais. Conclui-se que espaços de educação não formal, como museus de ciências, promovem a alfabetização científica, integram teoria e prática e incentivam uma visão crítica sobre a ciência e o seu impacto social.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n3.20149
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923



