Alfabetização científica no museu de ciências naturais da UEPG: reflexões e transformações nas trajetórias acadêmicas

Alison Diego Leajanski, Ana Paula Gonçalves de Meira, Carla Silvia Pimentel, Antonio Liccardo

Resumo


Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná BrasilA alfabetização científica suscita a compreensão do papel da ciência na sociedade, o que a torna essencial para o desenvolvimento de uma cidadania crítica. Este estudo investigou as contribuições dos projetos de extensão “Geodiversidade na Educação” e “Museu de Ciências Naturais da UEPG” para a formação de alunos de diversos cursos de graduação, com foco na alfabetização científica promovida pelas ações dos projetos. A pesquisa foi guiada pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório, e realizada em ambiente de educação não formal, com ênfase na interação dos participantes com acervos de geodiversidade e biodiversidade, na atuação em processos de mediação e em atividades de divulgação na área de ciências naturais. O objetivo foi analisar como a atuação nos projetos contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização científica dos participantes, com base nos Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica. Para gerar as informações e proceder às análises, foram utilizadas as diretrizes fornecidas pela metodologia de Análise de Conteúdo, partindo de dados gerados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados apontaram ganhos na compreensão de conceitos científicos ligados às ciências naturais no desenvolvimento da reflexão crítica e no reconhecimento da importância da ciência para a sociedade e o meio ambiente. Outro aspecto a ser destacado é a maior  conscientização sobre o papel da ciência na resolução de questões sociais e ambientais. Conclui-se que espaços de educação não formal, como museus de ciências, promovem a alfabetização científica, integram teoria e prática e incentivam uma visão crítica sobre a ciência e o seu impacto social.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Museus de Ciências Naturais da UEPG; Extensão; Educação não formal; Impacto social

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n3.20149

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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