Contribuições de oficinas de alfabetização científica em uma unidade socioeducativa para o aprimoramento de licenciandos em química
Resumo
Há na literatura relatos de que diversas circunstâncias imprevistas às quais os professores estão expostos na rotina escolar podem colaborar para intensificar o desconforto dos educadores, pois a prática docente não lida apenas com conhecimentos, mas também com mudanças sociais, com a diversidade em sala de aula e com aspectos da contemporaneidade. Assim, docentes que não foram previamente preparados durante a sua formação para lidar com situações diversas, apresentam dificuldades em lecionar. Neste artigo, avaliamos se a participação de licenciandos em química em um projeto que oferta oficinas de alfabetização científica para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, contribui na formação de professores melhor preparados para a realidade docente. Pelo método autobiográfico comparamos as experiências da pesquisadora com os demais participantes do projeto. A análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas revelou que a experiência trouxe desafios aos licenciandos na prática pedagógica favorecendo o bem-estar docente. Adicionalmente, observou-se que o tempo de permanência no projeto impactou positivamente no desenvolvimento docente, com destaque para as marcas formativas deixadas pela participação no programa. Observamos que as oficinas permitem um contato direto com realidades educacionais muitas vezes marginalizadas, estimulando nos futuros docentes uma postura mais crítica e sensível às diversidades presentes na educação. Os resultados indicam que a participação dos licenciandos nessas atividades promoveu uma maior compreensão sobre os desafios de lecionar, bem como o aprimoramento de suas habilidades pedagógicas e interpessoais.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.20139
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923