Avaliação em aulas de matemática: reflexões a partir da perspectiva dos professores

Jonisario Littig, Luciano Lessa Lorenzoni

Resumo


Este artigo, de cunho qualitativo, busca refletir sobre o processo de avaliação realizado por professores. Os sujeitos foram oito professores da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo. Os dados foram produzidos a partir de um questionário com perguntas abertas e uma entrevista semi-estruturada, gravada. A análise se baseia na perspectiva da avaliação formativa, para a formação crítica dos estudantes. Os resultados revelam que, em geral, os professores compreendem o processo de avaliação como a aplicação de instrumentos de verificação da aprendizagem. No entanto, quando instigados a descrever aspectos de sua prática, encontramos indícios de uma prática avaliativa formativa no contínuo do desenvolvimento de suas aulas de matemática, apesar de os estudantes não ocuparem um espaço significativo nesse processo.


Palavras-chave


Avaliação Formativa; Práticas avaliativas; Professores de matemática

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.20057

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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