O pensamento computacional na educação básica: entrevista com professor Christian Puhlmann Brackmann

Sonia Regina Mincov de Almeida, Marcelo Souza Motta

Resumo


Esta entrevista foi concedida pelo Professor Doutor Brackmann em fevereiro de 2025 por meio da plataforma do Google Meet. O interesse pela entrevista foi motivado pelos estudos realizados pelo entrevistado sobre o Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica, que estão alinhados à pesquisa em andamento dos entrevistadores. Intencionou-se discutir sobre o PC, seu objetivo e sua concepção, bem como diretrizes para o ensino da Computação na Educação Básica como complemento BNCC (Brasil, 2022). Nessa entrevista, o professor destaca a resolução de problemas como objetivo principal do PC, as situações que levam ao seu desenvolvimento e as normativas para o ensino. O professor comenta ainda sobre a Inteligência Artificial e a sua relação com o PC.

Palavras-chave


Entrevista; Tecnologias Digitais; Pensamento Computacional.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v10n2.20014

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr