Educação infantil transformadora: pedagogia, direitos e inovação

Ana Beatriz Souza Cerqueira, Noemi Sutil

Resumo


Entrevista com Cristina Mesquita, nascida em Bragança, no norte de Portugal. A educadora é referência internacional (África, Brasil, Espanha, São Tomé e Príncipe, etc.), no campo da Educação Infantil. Doutora em Estudos Infantis pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, é Professora Associada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), também dirige e coordena o Centro de Investigação Transdisciplinar de Educação e Desenvolvimento (CITED), é Vice-Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) Portugal, tem uma atuação política e ética em defesa da transformação praxiológica para uma educação infantil de qualidade e pela promoção de uma educação inclusiva, participativa e equitativa para os bebês e crianças do seu país e do mundo. No CITED, coordena e apoia projetos que envolvem práticas pedagógicas diferenciadas, alinhadas à pedagogia em participação, sendo referência de como a pesquisa acadêmica pode servir de base para a transformação dos processos educacionais. Suas publicações científicas, amplamente disseminadas em livros, revistas acadêmicas de prestígio, conferências e seminários reforçam sua posição como uma liderança intelectual no campo da educação, ao fomentar discussões sobre qualidade educacional, práticas baseadas em evidências e metodologias inclusivas.


Palavras-chave


Direito à participação; Transformação praxiológica; Educação Infantil; Formação Inicial;

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v10n3.19986

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr