Uma proposta didática para o ensino dos números racionais utilizando representação semiótica

Fernanda Gheno, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou identificar de que forma uma sequência didática organizada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica pode se constituir em material potencialmente significativo para o ensino do conjunto dos números racionais. A pesquisa foi realizada com 21 estudantes de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual do RS. Os dados foram coletados por meio do diário de bordo da professora-pesquisadora e dos materiais produzidos pelos participantes no decorrer da implementação da proposta. A análise demonstrou que atividades pensadas com base nas teorias favoreceram a predisposição dos estudantes em aprender significativamente, a identificação dos conceitos subsunçores da área, a promoção da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa dos temas abordados, assim como a transferência dos conceitos estudados para diversos contextos.


Palavras-chave


TAS; TRRS; Números racionais; Representação semiótica.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19983

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr