Cinzas como despotencialização da vida: currículo, corpo e educação em ciências em chamas

Franklin Kaic Dutra-Pereira

Resumo


Este artigo constrói uma cartografia dos processos de despotencialização que atravessam o currículo, os corpos e a Educação em Ciências no Brasil, tomando as queimadas nos biomas como metáfora e materialidade de análise. A investigação se apoia nas filosofias da diferença e na cartografia como metodologia sensível e implicada, acompanhando três movimentos principais: a relação entre devastação ambiental e corpos periféricos, as visualidades das chamas registradas em fotografias autorais, e os efeitos da captura curricular por políticas autoritárias. Ao acompanhar essas trajetórias, o texto evidencia como o fogo não apenas destrói, mas também convoca à invenção de outras pedagogias possíveis. As cinzas, nesse contexto, simbolizam tanto a ruína quanto a potência de germinações futuras. O artigo propõe, assim, uma Educação em Ciências que se reinventa a partir do que sobrevive, que respira junto aos territórios e que se compromete com a criação de mundos sustentáveis, plurais e sensíveis.


Palavras-chave


Currículo; Educação em ciências; Cartografia; Meio ambiente; Queimadas

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr