Práticas pedagógicas em ensino de ciências nos anos iniciais: o viés ambiental
Resumo
Este trabalho investigou como professoras dos anos iniciais da cidade de Rio Quente - Goiás orientam suas práticas pedagógicas em Ciências, evidenciando desafios e potencialidades na inserção da Educação Ambiental no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou entrevistas semiestruturadas como fonte de dados, realizadas individualmente com professoras dessa etapa de ensino. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, metodologia que organiza os dados em categorias analíticas para produzir novos entendimentos. Uma das categorias emergentes da análise evidenciou reconhecimento unânime, por parte das professoras, acerca da importância de abordar temáticas ambientais nas aulas de Ciências. As docentes ressaltaram a necessidade de sensibilizar os estudantes para preservação do meio ambiente e para a promoção de práticas sustentáveis. No entanto, as práticas pedagógicas apresentaram variações em profundidade e abrangência, com algumas sendo pontuais e outras mais integradas ao currículo. Conclui-se que, embora exista um esforço para incluir a Educação Ambiental nas práticas escolares, ainda há desafios a serem superados, especialmente no que se refere à continuidade e sistematização dessas ações. Este estudo contribui para a reflexão sobre a importância de capacitar professores e desenvolver políticas pedagógicas que promovam a inserção consistente da Educação Ambiental no currículo escolar.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.19716
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923