Modelagem na educação matemática frente aos desafios do professor no cotidiano escolar: uma entrevista com o professor Dionísio Burak

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Emerson Tortola

Resumo


O Dossiê temático “Constituição de Ambientes para a Formação de Professores em Modelagem Matemática” é uma iniciativa do grupo de pesquisa Modelagem Matemática no Contexto Educacional, com o objetivo de dar visibilidade às pesquisas que investigam diferentes designs de formação em que práticas de Modelagem foram planejadas, implementadas e/ou discutidas, pautadas em questões teórico-metodológicas.

Como o foco da entrevista é a formação de professores em Modelagem na Educação Matemática, a abordagem empreende discussões sobre a história da Modelagem no Brasil, especialmente para o professor Dionísio, bem como o trilhar da formação em Modelagem Matemática. Para tanto, as concepções do professor Dionísio Burak são exaltadas em suas palavras, contextualizando como ocorreu a caracterização de termos e expressões.

Espera-se que os leitores entrem em contato com a história do professor Dionísio e a sua preocupação com a Educação Matemática, o seu legado no âmbito da Modelagem em que perpassou diferentes níveis de escolaridade, bem como a sua preocupação com o futuro da formação dos estudantes da Educação Básica.


Palavras-chave


Dionísio Burak; Entrevista; Modelagem na Educação Matemática

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.19698

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr