BNCC e mudanças climáticas: análise de uma coleção de livros didáticos do novo ensino médi

Amanda Beatriz Loureiro, Marcelo Alberto Elias, Carolina Yumi Shimamoto

Resumo


As discussões sobre mudanças climáticas são extremamente relevantes no cenário atual, dada a sua natureza alarmante e potencialmente irreversível. Diante dessa realidade, a educação surge como um instrumento de compreensão e sensibilização dos estudantes sobre a crise climática, possibilitando uma atuação ativa e consciente. Este estudo teve como objetivo analisar como o tema das mudanças climáticas é abordado em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, após a reforma da BNCC, no contexto do novo ensino médio. Utilizamos a metodologia de análise de conteúdo, que se iniciou com uma pré-análise do conteúdo textual. Em seguida, o material foi codificado e classificado em subcategorias por meio de unidades de registro e de contexto. Na etapa final, os resultados foram interpretados por meio de inferências e comparações com estudos similares. O estudo revelou diversas lacunas e uma abordagem simplista sobre mudanças climáticas no novo ensino médio. Observamos a concentração dos conteúdos em um único volume, a ausência de interdisciplinaridade, o foco em fenômenos físicos sem contexto socioambiental, a escassez na discussão das consequências, a falta de proposições mitigatórias que instiguem ações ou orientem caminhos possíveis, bem como uma a grande quantidade de assuntos que não contextualizam explicações diretas sobre o tema. As limitações observadas nesta coleção, presentes tanto no livro do aluno quanto no manual do professor, evidenciam um contraste entre os objetivos e diretrizes propostos pela BNCC. Essa incongruência pode potencialmente comprometer a formação crítica dos estudantes e dificultar a compreensão adequada do tema na coleção analisada.


Palavras-chave


Ecologia; Livro didático; Diretrizes Curriculares; Ensino de Ciências; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19630

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

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