Corporeidade e afetividade na educação científica: perspectivas socioambientais e para o ensino de biologia
Resumo
Que relações podem ser traçadas a partir de uma educação científica baseada em uma epistemologia que valorize a interconexão entre espécies e a experiência corpórea sensível e afetiva como elementos centrais do processo educativo? Toda proposta pedagógica precisa considerar uma visão de mundo. Diante disso, neste artigo, propomo-nos a pensar uma concepção de ser animal-humano, espécie Homo sapiens sapiens, que não se opõe à natureza, detentor de um corpo fluido e integrado aos ciclos da natureza e que encarne o mundo em si. Essa abordagem integra o aprendizado sobre e com a natureza, rompendo binarismos e hierarquizações entre as espécies e inspirando-se em um corpo fluido e conectado aos processos naturais. Em diálogo com Timothy Ingold (2010), Maurice Merleau-Ponty (2018), Silvia Federici (2017), e Ailton Krenak (2021), problematizamos dicotomias no ensino, historicamente enraizadas em sistemas patriarcais colonizadores, que fragmentaram o corpo das mulheres e a relação com a natureza. Criticamos, também, o modelo de ensino de Biologia da BNCC, destacando sua ênfase na racionalidade como único eixo do aprendizado. Com uma metodologia qualitativa e reflexiva, em formato de ensaio, o estudo ressalta os processos afetivos na construção do conhecimento científico e propõe o conceito de “aprender biologia” como um exercício de consciência relacional entre o eu, o nós e o mundo. A perspectiva apresentada visa a uma educação científica que valorize fluxos integrados entre corpo, afetividade e natureza.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.19580
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923