Corporeidade e afetividade na educação científica: perspectivas socioambientais e para o ensino de biologia

Iana Marassi dos Santos, Alice Alexandre Pagan

Resumo


Que relações podem ser traçadas a partir de uma educação científica baseada em uma epistemologia que valorize a interconexão entre espécies e a experiência corpórea sensível e afetiva como elementos centrais do processo educativo? Toda proposta pedagógica precisa considerar uma visão de mundo. Diante disso, neste artigo, propomo-nos a pensar uma concepção de ser animal-humano, espécie Homo sapiens sapiens, que não se opõe à natureza, detentor de um corpo fluido e integrado aos ciclos da natureza e que encarne o mundo em si. Essa abordagem integra o aprendizado sobre e com a natureza, rompendo binarismos e hierarquizações entre as espécies e inspirando-se em um corpo fluido e conectado aos processos naturais. Em diálogo com Timothy Ingold (2010), Maurice Merleau-Ponty (2018), Silvia Federici (2017), e Ailton Krenak (2021), problematizamos dicotomias no ensino, historicamente enraizadas em sistemas patriarcais colonizadores, que fragmentaram o corpo das mulheres e a relação com a natureza. Criticamos, também, o modelo de ensino de Biologia da BNCC, destacando sua ênfase na racionalidade como único eixo do aprendizado. Com uma metodologia qualitativa e reflexiva, em formato de ensaio, o estudo ressalta os processos afetivos na construção do conhecimento científico e propõe o conceito de “aprender biologia” como um exercício de consciência relacional entre o eu, o nós e o mundo. A perspectiva apresentada visa a uma educação científica que valorize fluxos integrados entre corpo, afetividade e natureza.


Palavras-chave


Afetividade; Corporeidade; Educação científica; Ensino de Biologia; Processos educativos.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19580

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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