A permacultura e sua dimensão axiológica na afet(ação) de estudantes do ensino fundamental

Beatriz Soligo Gama, Luciana Resende Allain

Resumo


Através da implementação do projeto temático “Pomar”, realizado em uma escola pública de Minas Gerais com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, foram realizadas atividades pedagógicas com o objetivo de disseminar práticas relacionadas à Permacultura e suas tecnologias sociais. A partir das vivências desse projeto, foram coletados dados para uma pesquisa de mestrado, caracterizada como qualitativa, descritiva e de cunho etnográfico, embasada no marco teórico da Teoria Ator Rede. Marcada por contradições e conflitos ambientais, e pela presença de iniciativas de sistemas de transição agroflorestal nas comunidades rurais, a realidade dos estudantes foi problematizada com atividades guiadas pelos princípios éticos da Permacultura — cuidar da Terra, cuidar das pessoas e partilha justa — e estruturadas a partir da abordagem CTSA e questões sociocientíficas. Como metodologia de pesquisa, foi realizada a cartografia de controvérsias, a fim de mapear os actantes da rede que se formou ao longo da execução da proposta. Os dados apontam que os princípios éticos da Permacultura podem favorecer dimensões axiológicas de uma Educação ambiental crítica, ao integrarem práticas regenerativas, valores éticos e tecnologias sociais, promovendo afetações nos estudantes e levando-os a mudanças de comportamentos no cuidado com as pessoas, com o ambiente e na promoção de justiça social.


Palavras-chave


Permacultura; Educação Ambiental Crítica; Teoria Ator-Rede

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr