Análise do ChatGPT como ferramenta no ensino de química: explorando o tema matéria e energia

Ismael Laurindo Costa Junior

Resumo


O ChatGPT é uma das ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) com destaque no meio educacional pela popularidade e promessas de praticidade. No Ensino de Química, surge como um atraente recurso para uso em atividades escolares. Diante disso, este artigo propõe a reflexão sobre o uso do ChatGPT como recurso didático no estudo do tema Matéria e Energia. Para tanto, foi explorado o potencial dessa ferramenta como interface de pesquisa para definições e resolução de problemas, na perspectiva dos conteúdos mediados na Educação Básica. O estudo é de natureza qualitativa e exploratória e envolveu a elaboração de cinco enunciados formulados a partir do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná e três problemas extraídos de um dos livros didáticos disponíveis nas escolas públicas. Tais enunciados e problemas foram inseridos na interface do ChatGPT-PRO versão 4.0 e as respostas transcritas, descritas e interpretadas em termos de coerência, assertividade e complexidade a partir de uma fonte bibliográfica do tipo dicionário e a resolução contida livro didático. Os resultados obtidos suscitaram preocupações quanto ao uso do ChatGPT de forma autônoma por sujeitos que não detém os conhecimentos para questionar ou analisar as respostas autogeradas pela IA. Foram verificadas informações complexas/confusas envolvendo definições e erros de resolução nos problemas. Diante disso, o uso do ChatGPT, pode apresentar aplicações relevantes de auxílio aos estudos, mas por si não produz conhecimentos, apenas informações que requerem revisão e contestação. Nesse cenário, reforça-se a função do professor como mediador da aprendizagem e dos recursos baseados em IA.


Palavras-chave


Chatbot; Inteligência artificial; Ferramenta de estudos; Química

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19066

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr