Formação do professor e autenticidade em atividades de modelagem matemática

Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lourdes Maria Werle Almeida

Resumo


No artigo investiga-se como a autenticidade em atividades de modelagem pode ser fomentada na formação do professor de matemática. A investigação se fundamenta em uma estrutura para a formação inicial do professor em modelagem matemática que vem sendo proposta na literatura e inclui três eixos: aprender sobre modelagem, aprender por meio da modelagem e ensinar usando modelagem. Uma pesquisa empírica é desenvolvida com uma turma de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática considerando o seu contato com a modelagem matemática em duas disciplinas desse curso: a disciplina de Modelagem Matemática e a disciplina de Estágio Supervisionado. A análise realizada indica que articular a aprendizagem da modelagem com o ensino usando modelagem, a partir do pressuposto de que os três eixos configuram uma formação em modelagem matemática e para a modelagem matemática, se mostra uma perspectiva com potencial para primar pela incorporação da autenticidade nas atividades de modelagem na sala de aula.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Autenticidade; Formação de professores.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr